Veja lista de convocados da seleção brasileira de Tite para a Copa 2018

O técnico Tite anunciou na tarde desta segunda-feira, na sede da CBF, no Rio, a lista de 23 convocados da seleção brasileira para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

As principais dúvidas estavam nas posições de terceiro goleiro, laterais e meio-campistas reservas. Tite optou por Cássio, Danilo, Filipe Luís e Fred. Ele escolheu convocar um meio-campista a menos e preencher duas vagas no ataque com Douglas Costa e Taison. Tinham esperança e ficaram de fora atletas como Rafinha, Rodriguinho e Giuliano.

Ao contrário de outras seleções, o Brasil revelou apenas os 23 escolhidos, e não uma pré-lista de 30 a 35 nomes, que deve ser enviada à Fifa nesta segunda-feira. Caso Tite queira trocar algum jogador antes da Copa (por escolha técnica ou indisciplina, por exemplo), ele terá de escolher alguém da lista de “suplentes” (à qual apenas a Fifa terá acesso). Caso algum jogador se lesione, o treinador poderá chamar qualquer atleta.

O grupo se apresentará no dia 21 de maio na Granja Comary, em Teresópolis (exceto Marcelo, Casemiro e Firmino, que disputam a final da Liga dos Campeões no dia 26). No dia 27, o time embarca para Londres, onde fará uma semana de treinamentos na sede do Tottenham.

Antes do embarque para a Rússia, a seleção fará dois amistosos — em 3 de junho, contra a Croácia, em Liverpool; e dia 10, contra a Áustria, em Viena. Depois, o time viaja para Sochi, sua base no mundial. A estreia na Copa acontece dia 17, em Rostov-on-Don, contra a Suíça.

Os convocados do Brasil para a Copa de 2018:
Goleiros:
Alisson (Roma)
Cássio (Corinthians)
Ederson (Manchester City)

Laterais:
Danilo (Manchester City)
Filipe Luís (Atlético de Madrid)
Marcelo (Real Madrid)
Fagner (Corinthians)

Zagueiros:
Marquinhos (PSG)
Miranda (Inter de Milão)
Thiago Silva (PSG)
Geromel (Grêmio)

Meio-campistas:
Casemiro (Real Madrid)
Renato Augusto (Beijing Guoan)
Fernandinho (Manchester City)
Paulinho (Barcelona)
Philippe Coutinho (Barcelona)
Willian (Chelsea)
Fred (Shakhtar)

Atacantes:
Neymar (PSG)
Gabriel Jesus (Manchester City)
Roberto Firmino (Liverpool)
Douglas Costa (Juventus)
Taison (Shakhtar)