Prefeitura realiza reunião para debater o tema: Pessoas em situação de rua

Pessoas em Situação de Rua é a denominação politicamente correta para aqueles que muitos chamam de “moradores de rua”. Conforme definição da Secretaria Nacional de Assistência Social, “a população em situação de rua se caracteriza por ser um grupo populacional heterogêneo, composto por pessoas com diferentes realidades, mas que têm em comum a condição de pobreza absoluta, vínculos interrompidos ou fragilizados etc”.

Para o Prefeito Luiz Oscar Vitale Jacob, “antes de tudo, são pessoas que precisam de um olhar cristão. E, dentro das possibilidades e dos estudos que estão sendo desenvolvidos em nossa cidade, vamos nos preparar para desenvolver políticas públicas capazes de apontar para a solução de uma situação cada vez mais presente em todas as cidades do mundo inteiro. O caso é muito mais complexo do que se imagina porque nenhuma ação contrariar a lei e nem ferir os princípios cristãos que devem nortear as nossas decisões quer como Prefeito, quer como cidadão”.

Nesta quinta-feira, 9 de novembro, estiveram reunidos no Paço Municipal “Prefeito Carlos Piffer” os representantes dos serviços que atendem, diretamente, a população em situação de rua de Amparo: Entidades de Acolhimento Carisma e Casa do Caminho Paulo de Tarso, Serviços Públicos CAPS AD, CAPS Saúde Mental e CREAS, além da Gestão da Secretaria de Desenvolvimento Social.

A pauta foi a de discutir a atuação do Município em relação a essa política pública e analisar a proposta do Prefeito Jacob sobre a realização de um fórum sobre o tema que inclua a participação de toda a população.

O grupo considerou a proposta muito pertinente e idealizou, sobre o tema, o 1º Fórum Municipal “Desafios na Atenção à Pessoa em Situação de Rua”. O evento será realizado no dia 30 de novembro, às 19:00 horas, em local a ser definido e divulgado.

O Secretário de Desenvolvimento Social, Cidadania e Segurança, Dil Camillo, convida, de antemão, toda a população, autoridades e vereadores a participarem deste importante evento, que será de grande importância para o planejamento das ações dirigidas a esse público.