Felipe Manerim e Eduarda Bordignon são os novos campeõesbrasileiros de BMX Park

Atletas conquistaram o título na Pista Municipal da cidade de Amparo, em São Paulo. Mais de 100 pilotos marcaram presença na competição

Confirmando o talento da nova geração do BMX Freestyle Park brasileiro, Felipe Manerim e Eduarda Bordignon fizeram bonito este fim de semana, entre os dias 11 e 13 de outubro, para garantir o título do Campeonato Brasileiro, que foi disputado na cidade de Amparo, em São Paulo. No total, mais de 100 pilotos disputaram o campeonato. Os primeiros colocados da Elite também somaram pontos para o Ranking Mundial da modalidade.

Após a fase classificatória, realizada no sábado, os pilotos chegaram com força total para a grande final, disputada no domingo. Os primeiros medalhistas foram Lucas Almeida na categoria Amador, Vitor Ferreira na Iniciante, Anderson Queiroz na Master e Michel Talon na Grand Master.

A categoria Elite Masculino e Feminino é formada pela combinação das categorias Pro, Juvenil e Junior. Os doze melhores no masculino e as 4 melhores atletas do feminino entraram na pista com sede de vitória. Foram duas voltas para cada atleta mostrar suas qualidades técnicas e também muito equilíbrio emocional.

Segunda colocada em 2018, Eduardo Bordignon entrou na pista bastante confiante e conseguiu fazer uma apresentação equilibrada, mantendo uma regularidade positiva que lhe rendeu a medalha de ouro com 53,67 pontos.

“Ano passado eu terminei na segunda colocação e de lá prá cá treinei muito pensando nesse momento. Durante a minha participação tentei fazer voltas fluidas e encontrar uma boa regularidade, principalmente porque o nível das meninas está cada dia maior. Acabou tudo dando certo. Não tenho nem palavras para descrever a minha felicidade”, declarou Eduarda.

A campeã da primeira edição do Brasileiro, Derlayne Roque, terminou na segunda colocação com 50,33 pontos, seguida por Debora de Oliveira Nogueira, que somou 46,67 pontos.

Na disputa masculina, os principais atletas mostraram muita qualidade desde a fase classificatória, vencida por Gustavo de Oliveira “Bala Loka”. O alto nível se repetiu durante a final, que agitou a torcida presente na pista. Ao todo, o campeonato recebeu mais de 3 mil pessoas durante os três dias de evento.

Com duas voltas agressivas, cheia de manobras arriscadas, Felipe Manerim mostrou que realmente veio para brigar pelo topo do pódio, somou 81,67 pontos e garantiu a medalha de ouro diante de muita festa e emoção no pódio.

“Busquei andar forte em todas as voltas, arriscando tudo, é acabou dando certo. Estou muito feliz com esse título, ainda mais agora que terá uma importância fundamental para as convocações da seleção. Agradeço o carinho de todos que estavam na torcida, hoje foi sem dúvidas um dia muito especial”, destacou Felipe.

Gustavo Oliveira alcançou 79 pontos e terminou com a medalha de prata, enquanto Paulo Saçaki fechou o pódio em terceiro lugar com 76,67 pontos.

O Campeonato Brasileiro de BMX Freestyle Park é uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), em parceria com a Prefeitura Municipal de Amparo, e apoio do Governo do Estado de São Paulo, COMESP, Santana Contabilidade, Ibramed, Santana Supermercados e Penks Vestuários.

O prefeito de Amparo, Luiz Oscar Vitale Jacob prestigiou o evento e parabenizou atletas e organizadores pela organização do evento que foi realizado pela segunda vez, em Amparo.