Jonas Donizete, prefeito de Campinas é denunciado sob suspeita de desviar R$ 2,8 mi da merenda em SP

De acordo com matéria do UOL, 0 prefeito de Campinas e coordenador da FNP (Frente Nacional de Prefeitos), Jonas Donizette (PSB) foi denunciado nesta segunda-feira (26) sob suspeita de desviar R$ 2,8 milhões da merenda de Campinas (SP). O MPF (Ministério Público Federal) acusa Donizette de dispensa indevida de licitação e desvio de verbas públicas do Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar) para terceiros.

A investigação é um desdobramento da Operação Alba Branca, deflagrada em 2016 para apurar um esquema de desvio na merenda em todo estado. Além de Jonas, outras 11 pessoas foram denunciadas, entre elas o ex-prefeito Pedro Serafim (PDT), servidores da prefeitura e empresários ligados às cooperativas de agricultura familiar Coaf e Coagrosol e ao banco Bradesco.

De acordo com a denúncia, o prefeito de Campinas forneceu informações privilegiadas sobre chamadas públicas em que a COAF concorreu sozinha para “fornecimento de suco de laranja pasteurizado em embalagem tetra pak”. A cooperativa é uma das principais envolvidas no esquema chamado de “Máfia da Merenda”. As irregularidades estão relacionadas a dois contratos, em 2012 e 2013.

A COAF apresentava documentos falsos para concorrer nas chamadas públicas, relacionando agricultores familiares que nunca tinham vendido produtos à cooperativa nem tampouco eram seus cooperados”, informou o MPF.

CLIQUE PARA LER A MATÉRIA COMPLETA