Amparo realiza o I FORUM DE PREVENÇÃO  AO SUICÍDIO

Segundo a Organização Mundial de Saúde houve no mundo um aumento de 60% no numero de suicídios nos últimos 45 anos. Hoje representa a terceira maior causa de morte na faixa etária entre 15 e 35 anos em ambos os sexos. Representa uma morte a cada 40 segundos no mundo, uma por hora no Brasil.

            Buscando a prevenção a Prefeitura Municipal de Amparo realiza o I FORUM DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO. Durante o evento teremos palestras e debates  sobre o tema.          O encontro será realizado no paço municipal no dia 26 de abril às 19 horas e será aberto a toda a população amparense.

            O suicídio é um problema de saúde publica complexo que envolve múltiplas causas e que afeta não só suas vitimas como todo o contexto familiar e social.  Para cada suicídio, em média, 5 a 6 pessoas próximas sofrem consequências emocionais, sociais e econômicas. São os chamados “sobreviventes”. Envolve, também, profissionais de saúde e de outros setores que direta ou indiretamente lidam com o problema no seu cotidiano. Portanto, é necessária a participação de todos na sua prevenção.

            Lidar com esta situação não é tarefa fácil.

            O suicídio é cercado pelo desconhecimento, medo, preconceito, incômodo e atitudes condenatórias, o que leva ao silêncio a respeito do problema. O suicídio ainda é visto como problema individual, o que dificulta muito o seu entendimento como um problema que afeta toda a sociedade. É necessário mudar essa visão para despertar e estimular a atuação de pessoas de diferentes setores da sociedade na sua vigilância, prevenção e controle.

            Precisamos falar para prevenir. Vamos então falar sobre o assunto!